quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Distrito de Joaquim Egídio (Pedro S, Tiago C, Sílvio e Henrique L)


Distrito de Joaquim Egídio

Nós, em um estudo do meio da nossa escola, da disciplina de Geografia, visitamos  o Distrito de Joaquim Egídio, visando conhecer e aprender  mais sobre o turismo sustentável e o distrito em si.

O Pico das Cabras  é o lugar mais alto de Campinas, sua altitude de aproximadamente 1000 metros.

Para chegar lá, passa-se pela Estrada e Observatório de Capricórnio. É uma Estrada de terra, por onde avistamos fazendas com criação de gado, matacões e bastante vegetação. É onde se localiza a APA e o MAAS.

Matacões são formações rochosas, que com o tempo foram erodidas pela ação do vento e água da chuva. Eles possuem formatos de poliedros, às vezes regulares, às vezes não.

APA é área de proteção ambiental, que envolve Sousas e Joaquim Egídio. A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é o órgão gestor que se responsabiliza pela administração e coordenação para o necessário da proteção e controle da área da APA. Ela se localiza em uma área de 223 quilômetros quadrados, abrangendo uma região de relevo elevado entre os vales dos rios Atibaia e Jaguari. Os objetivos da APA são conservar os patrimônios naturais, culturais e arquitetônicos, proteger os mananciais hídricos e controlar o crescimento da urbanização e das atividades agrícolas e industriais.

Joaquim Egídio é um distrito antigo, e ainda contém vestígios de seu passado, principalmente no centro histórico. Há construções que remetem ao século XIX, por exemplo: ruas de paralelepípedos, casarões coloridos e restaurantes diferentes. A área é conhecida por ter muita preservação da Mata Atlântica. No passado, a área era principalmente habitada pelos imigrantes Italianos, e estes cultivavam café.


































Nesta época, todo o espaço era uma fazenda. Até hoje, alguns hábitos dos imigrantes são praticados lá, por exemplo a festa de São Roque e Joaquim.


Este foi o nosso estudo do meio, esperamos que você tenha gostado.


Grupo:
 Pedro Salek,  Tiago Castro, Sílvio e Henrique Leme - 6º ano D

Nenhum comentário:

Postar um comentário